Sobre

  • CAPC
  • Histórico

Londrina/PR,  28 de Março de 2015
Diretor de Comunicação UNIMED DO BRASIL Confederação Nacional das Cooperativas Médicas
Alameda Santos 1827 – 15º Andar
01419-909 São Paulo/SP

Prezado Senhor,

Utilizamos para apresentar a Fundação na data de 04 de abril de 2013, em Londrina – Paraná do CAPC – Centro de Apoio ao Paciente com Câncer, o qual fui incumbido de presidir.
Somos médicos, militares, enfermeiros, administradores, advogados, publicitários, psicólogos, psiquiatras, pastores, agricultores representados pela Sociedade Rural do Paraná, padres, Universidades de Londrina, Fiocruz/BA, homens e mulheres das mais diferentes idades e profissão, mas unidos nessa tarefa que Deus nos determinou: tornar menos doloroso ao paciente que convalesce do tratamento do câncer, principalmente as pessoas mais carentes de recursos financeiros, pois além do grande sacrifício, dores, desesperança e medos que as pessoas acometidas por esta patologia se deparam, ainda convivem com a falta de recursos para minimizar um pouco estes tormentos.
Sou médico urologista e nos meus 36 anos de profissão, além de ter efetuado mais de 200 transplantes de rins, colaborando no tratamento destas pessoas, convivi e tratei de muitos pacientes com câncer durante mais de 15 anos no Instituto do Câncer de Londrina. Acontece que em outubro de 2010, pela minha surpresa, também fui acometido pela doença e aí pude sentir realmente as agruras dos pacientes quando fui diagnosticado de um Câncer de Orofaringe sendo submetido à Radioterapia e Quimioterapia durante seis meses.
E foi para apoiar esse ser humano em sofrimento que um grupo enorme de voluntários, uniram-se para projetar um local onde pudesse ser feito, de modo inteiramente voluntário esse trabalho de assistência, suporte e apoio.
O CAPC foi fundado em abril deste ano como suporte às ações da Associação Médica de Londrina, entidade fundada em 1941, e desde então tem angariado a simpatia e o apoio das mais representativas associações, sociedades e entidades da sociedade civil organizada.
Nosso intento é atender inicialmente seiscentas pessoas por dia (demanda atual). E todas elas são pacientes do Instituto de Câncer de Londrina, hospital de referência na região Norte do Paraná, e que atende no entorno, aproximadamente 220 municípios e que recebe - todos os dias! - 1.200 pacientes em tratamento de vários tipos de tumores mediante quimioterapia e/ou radioterapia, e sofrendo os efeitos da mutilação e da invasão dos quimioterápicos, radioterapia e sequelas das cirurgias. Queremos ajudar a minimizar essa dor através de cuidado gastrológico com os pacientes ostomizados (colostomias e enterostomias), traqueostomias, nefrostomias, psiquiátrico, odontológico, ortopédico, dermatológico, mulheres mastectomizadas, cirurgias de cabeça e pescoço, ambulatorial, medicamentoso, nutricional, com setores de departamento da dor e de reabilitação, fisioterapia, jurídico e espiritual. Deveremos atender ainda aproximadamente 50 municípios de baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano em ações preventivas de diagnósticos por imagem do câncer da próstata e mama.
Em nosso rol de apoiadores e incentivadores contamos também com a FIOCRUZ/Bahia, entidade parceira no desenvolvimento de pesquisas desta patologia.
No final de junho/2013, recebemos em comodato da Fundação Melvin Jones distrito LD-6 representando 52 Lions Clube e 202 municípios (mais de metade do Paraná), um terreno 8.200 m/2, próximo ao Aeroporto de Londrina, onde já projetamos a construção do CAPC tão sonhado por todos nós. Mas enquanto essa obra não se conclui, queremos trabalhar. E trabalhar muito!
Considerando que a Marca UNIMED é referência em nossa região, destaque nas pesquisas de opinião, credibilidade com operadora de plano de saúde e que em 2015 a empresa completa 40 anos, utilizamos da presente para convidar o Mahamed Akl – Presidente da Central Unimed para proferir a palestra Judicialização na Saúde, o Dr. Eudes de Freitas Aquino – Presidente da Unimed do Brasil para proferir a palestra Como Escrevemos Historicamente a Marca Unimed Brasil e o Dr. João Batista Caetano – Presidente da Fundação Unimed para proferir a palestra Unimed e o Terceiro Setor. Este evento seria realizado no período de 09 a 19 de abril de 2015 durante a Feira Agropecuária de Londrina – evento de categoria internacional e com público previsto de 700.000 visitantes. Brevemente o ADM João Batista Gomes Simão – nosso coordenador, telefone 43 9103-9114 deverá entrar em contato para conversar sobre o nosso pedido.
Se nos puder agraciar  com o pedido, estará ajudando para o alento e esperança, como também iluminando o caminho escuro de quem vive a provação de lutar contra essa patologia. Um paciente em tratamento de câncer. Senhor Reverendo, o paciente com câncer está sozinho em sua dor e precisa de quem o apóie física, mental e espiritualmente. Com o apoio e aval da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas UNIMED, nós faremos isso. E faremos com amor.

Com respeito e esperança, subscrevo-me.
Dr. Celso Fernandes Junior – Presidente CAPC CPF: 366.697.849-53 CRM/PR: 6502 
Telefone 43 9991-4221

 

Complexo de Excelência em Saúde Oncológico do CAPC Centro de Apoio ao Paciente com Câncer
“Somos campeões na produção de grãos e casos de Câncer de Fígado e Pâncreas.”
Dr. Luiz Eduardo Cheida - Médico (Ex-Secretário Estadual do Meio Ambiente do Paraná) (Folha de Londrina 19 de Dezembro de 2013)


Perspectiva da obra no Jardim Califórnia Londrina/PR


Humanização: Nada substitui o relacionamento pessoal e a melhor receita para a humanização do tratamento é focá-lo no paciente como um todo, e não apenas no câncer.
Serviços: Arte, Beleza, Cultura, Enfermagem, Dermatologia, Dor, Estomatologia, Farmácia, Fé, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Jurídico, Lazer, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Pesquisas, Psicologia, Ostomias, Serviços Social e Terapia Ocupacional

 

MUNICÍPIOS DO CAPC ITINERANTE


CAPC Itinerante:
- Oncologia bucal, mama, colo de Útero, Próstata e Vacinas
- 202 Municípios
- População de 5.098.422 habitantes
- 52 Clubes de Lions Clube Internacional